Alfa Forni

Qual o melhor forno para pizza?

Fornos Italianos - Empresa especializada em Fornos Lenha & Fornos Gás

Até uma década atrás, cozinhar a lenha era só para profissionais. Basicamente, as gerações antigas de fornos domésticos eléctricos que funcionavam a temperaturas ideais para o fabrico de pão, bolos e bolachas. No entanto, tinham um desempenho apenas razoável na confecção de pizzas, incomparável coms os fornos específicos utilizados nas pizzarias. Hoje em dia, uma espécie de melhoria está em andamento: uma parte não desprezível dos amantes de pizza, graças à Internet (fóruns da Web e grande quantidade de informações sobre técnicas de fabricação de massa) e farinhas profissionais finalmente chegando ao mercado, começaram a preparar pizzas mais perto dos padrões profissionais. O estudo dos métodos de amassamento em fóruns do setor, bem como a disponibilidade de matérias-primas de qualidade, tornaram tudo isso uma realidade. Além disso, não podemos esquecer o desenvolvimento de aparelhos de cozinha de alto desempenho, como os modernos fornos de pizza.

 

Cozinhar a lenha como um profissional: o guia está aqui

O melhor forno para pizza para uma cozinha professional em sua casa

 

cozinhar a lenha

 

Mudar o forno doméstico pode ser um pouco perturbador, especialmente quando se trata de um forno cujas qualidades e defeitos são bem conhecidos. É preciso entender o funcionamento do novo forno e, acima de tudo, substituir o antigo da melhor maneira possível. Certamente não é fácil encontrar o melhor forno de pizza caseiro entre todos os produtos no mercado, mas ao analisar as características e propriedades de cada item a escolha para o usuário será menos difícil. Técnicas de amassamento e matérias-primas de qualidade não são suficientes para fazer uma boa pizza; o pizzaiolo amador deve usar um excelente forno para pizza – o que nos leva ao ponto principal – que forno escolher?

Fornos elétricos e a gás domésticos

Estes são os clássicos fornos embutidos capazes de cozinhar deliciosas pizzas, desde que você siga algumas orientações simples para otimizar seu cozimento. Hoje em dia, quase todos os fornos elétricos chegam a 250 ° C (480 ° F) com alguns modelos que, pelo menos no papel, atingem no máximo 300 ° C (570 ° F). As várias configurações para cozinhar pizza, a menos que não contemplem aumentos bruscos de temperatura, dificilmente ajudam. Para cozinhar pizza, você precisa de muito calor estático, então é melhor não utilizar a ventilação para evitar que a massa da pizza fique seca durante o cozimento. A melhor forma de cozinhar pizza no forno doméstico é na assadeira: pré-aqueça o forno por no máximo 40 minutos, coloque a assadeira diretamente no fundo do forno onde a temperatura é mais alta e o metal da base do forno transmitirá o calor direto para a panela. Se você tiver um forno a gás, é necessário tomar alguns cuidados: a chama embaixo da base do forno dificulta a cozedura, por isso coloque a assadeira na grade inferior para evitar que o fundo da pizza queime.

Fornos eléctrico portáteis

Foram os primeiros fornos de pizza a chegar ao mercado doméstico há vários anos e ainda estão na moda entre os aficionados por pizza que fazem de tudo para prepará-los e melhorar a sua performance. Estes fornos esféricos têm uma estrutura em forma de concha de alumínio e cozinham apenas pizzas redondas em pedra refratária, graças a dois elementos de aquecimento conectados a um único termostato. Eles atingem 400 ° C (750 ° F) e produzem pizzas realmente excelentes. Incrivelmente leve, você pode movê-los facilmente e colocá-los em qualquer lugar.

Fornos a gás

Não devem ser confundidos com os tradicionais fornos embutidos, pois esses aparelhos são alimentados por queimadores a gás que duplicam o calor do fogo obtido pela queima da lenha. Os fornos de pizza a gás têm a mesma estrutura dos fornos a lenha e podem ser alimentados a lenha ou a gás por meio de um queimador conectado à rede de gás ou botija. Eles não requerem chaminé para usá-los em ambientes fechados, como em tavernas ou cozinhas. As pizzas são tão saborosas que será difícil distinguir uma pizza cozida em forno a gás de uma pizza cozida em forno a lenha.

Fornos eléctricos semi-profissionais

Esses são dispositivos direcionados a pizzaiolos profissionais-amadores, uma categoria cada vez mais difundida. Os clientes que compram este tipo de fornos são basicamente pizzaiolos amadores que desejam ter uma ferramenta de alto desempenho na ponta dos dedos, e que reproduza a culinária profissional sem estourar a conta de luz. Esses fornos são tão profundos quanto os embutidos, mas a câmara de cozimento é menor e mais baixa; eles são especialmente projetados para confecionar pizzas e focaccias. Sua base é em materiais refratários e podem atingir 450 ° C (840 ° F) graças aos elementos de aquecimento controlados por um par de termostatos ajustáveis. São fornos profissionais em miniatura que se sentem em casa na cozinha de um aficionado gastronómico. Eles podem confecionar perfeitamente qualquer tipo de pizza, mas o problema é que seu mercado é quase exclusivamente online.

Fornos a lenha domésticos

Este é o setor de crescimento mais rápido nos últimos dez anos: os fabricantes perceberam a necessidade dos consumidores de ter um pequeno forno a lenha para colocar no jardim ou no terraço e por isso conceberam equipamentos pequenos, leves e não volumosos. O problema com fornos de material refratário é que leva mais tempo para aquecê-los e, portanto, é necessário ligá-los algumas horas antes de atingir a temperatura certa de cozimento. É claro que as pizzarias não correm esse risco, pois seus fornos funcionam por horas a fio e, mesmo quando o fogo se apaga, eles mantêm uma temperatura de cerca de 200 ° C (400 ° F) dia sim, dia não. Para resolver essa complicação, algumas empresas criaram fornos de pizza com uma cúpula de aço e uma base refratária para que a estrutura de metal se aqueça mais rapidamente e absorva menos humidade do que um forno refratário.

Fornos a lenha de fogo indirecto

Esses fornos possuem uma câmara de cozimento separada da câmara de combustão; a lenha queima em um compartimento hermético e o calor é transferido para a câmara de cocção, cuja base é de material refratário. Embora sejam aquecidos a lenha, esses equipamentos não estão na mesma categoria dos fornos de pizza reais, mas ainda são uma solução eficaz para cozinhar “pan pizza” ou “alla pala”, duas receitas que precisam de calor constante e uma chama não muito rápida. Requerem chaminé e podem ser colocados no exterior, no jardim ou no terraço, por exemplo.

Fornos: cada um com o seu!

A escolha de um forno de pizza costuma ser a parte final de um longo processo de avaliação. Nem todos podem pagar equipamentos caros e sofisticados, como os usados ​​em ambientes profissionais, mas quando se trata de equipamentos para confecção de pizza, existem muitos modelos e marcas de forno que atendem a todos os gostos e necessidades. Conforme mencionado acima, além dos dispositivos embutidos clássicos, o mercado atual oferece uma grande variedade de fornos domésticos para cozinhar sua pizza perfeita para que encontrar o produto que melhor atende às suas necessidades não seja um trabalho árduo e mais ainda se você não souber o que você quer. Muito dependerá do tipo de pizza que o pizzaiolo deseja fazer, mas outros fatores-chave na escolha do forno são provavelmente o local onde ser colocado, quão grande deve ser e como deve ser usado. O forno a lenha é o supra-sumo dos fornos de pizzaria, mas infelizmente só os mais sortudos podem tê-lo em casa. Os pizzaiolos profissionais-amadores, loucos por detalhes, programas, funções e acessórios, certamente optarão pelos fornos domésticos semi-profissionais. Na verdade, se você decidir ir para as pizzas redondas, vai precisar de fornos mais potentes, atingindo temperaturas mais altas e, neste aspecto, o forno doméstico semi-profissional preenche todos os requisitos. Os fornos de nova geração incluem alguns recursos que você nem poderia imaginar até alguns anos atrás. Os pizzaiolos vão julgar!

Voltar à lista

1 thoughts on “Qual o melhor forno para pizza?

  1. Rui Oliveira diz:

    Olá boa tarde tenho um restaurante em Leça palmeira e sei que existem fornos a gás e lenha eu gostaria de ter mais informações sobre esse tipo de forno para poder adquirir um que desse para colocar 8 pizzas lá dentro mais ou menos obrigado…
    Rui Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *