Lenha, o combustível do futuro?
O valor calorífico da madeira é muito superior ao de outras fontes de calor usadas para cozinhar. E embora acender um queimador a gás seja algo óbvio, a escolha da lenha com o melhor retorno para o seu investimento precisa de alguma atenção. São inúmeras as espécies de madeira selecionadas de acordo com seu valor calorífico.
Os melhores tipos de lenha para confecção de alimentos
Normalmente, a melhor lenha para cozinhar no forno é a faia e o carvalho. A jogada inteligente é combinar as duas espécies para maximizar suas qualidades. A faia é uma madeira dura, ou seja, com um peso médio seco de 700 kg por metro cúbico (43 lb / ft3). O seu aroma é muito intenso e quando misturado com o carvalho confere aos alimentos um sabor especial. A melhor opção é queimar o carvalho para atingir as altas temperaturas e, em seguida, adicionar a faia para mantê-lo funcionando antes de cozinhar. A lenha de oliveira pode ser outra solução excelente, mas seu preço provavelmente assusta os clientes.
Tipos de lenha a evitar
Nem toda a madeira é um bom combustível, então vamos dar uma olhada em algumas espécies de madeira que você deve evitar. Em primeiro lugar, a cerejeira que faisca muito mais do que outras madeiras nobres quando queima; em seguida, toda a madeira que queime rapidamente e produza muita fumaça, como o pinho. No final, escolher a melhor lenha pode parecer uma tarefa difícil, mas nós da Alfa vamos ajudá-lo.